Associação Juvenil "Os Amigos de Courel"
Associação Juvenil "Os Amigos de Courel"

A História De Courel

Antiga Sede de Junta

Courel orago São Martinho, era vigararia ad nutum dos Cónegos da Colegiada de Barcelos. No livro dos usos e costumes desta freguesia, a fls.13, encontra-se uma interessante nota ali lançada em 2 de Outubro de 1831 pelo vigário de então P.e Manuel José Martins.

Diz assim:- «Teve principio esta igreja de S. Martinho de Courel a ser curada por parocho no ano do nascimento de Nosso Senhor Jesus Cristo de mil cento e oitenta e quatro, segundo o que consta no Archivo da Santa Sé Primaz de Braga da apresentação do ex.mo Sr. Conde de Barcelos e foi abbadia da sua regalia até ao anno do Sr.de 1474em que o Ex.mo Sr. Duque D. Fernando, o 1º do nome, obteve do Papa Paulo 2º breve para a sua Capela real de Barcelos ser erecta Collegiada e todas as Igrejas da sua apresentação ficassem a solver os dízimos para as Dignidades, que nella ha, ficando deste tempo por deante em vigaria, e se collige ser abbadia até ao dito anno de 1474, e desta era por deante até ao presente de 1831, é vigararia ha 357 annos; e foi abbadia 290 annos.

Não se pode ver no conhecimento em que era foi feita a ermida ou capella de S. Martinho, como coligi do dito archivo da Santa Sé; e mais por se não poder lêr e ser letra antiquissima e gotica etc. etc. É para memoria para os tempos vindouros fiz este assento da minha curiosidade por ser apaixonado de saber as antiguidades dos templos».

Estas notas ainda que sujeitas à crítica histórica, são na verdade interessantes e a curiosidade do ilustre vigário não era de todo despicienda.

Courel, segundo o P.e António Gomes Pereira, deriva do latim quadrelli, genitivo do substantivo quadrellas, variante de quadrella que deu origem à palavra courella, terreno quadrangular, leira grande.

Esta freguesia vem nas Inquirições de D. Afonso ll de 1220 com a designação: - «de Sancto Martino de Coirel» nas terras de Faria.

O rei tinha um reguengo marcado por divisas. Havia ainda um souto reguengo.

Pedro Mendes de Moines comprou uma herdade e parece que foi alargando os seus dominios até à custa do que era do rei: «et dicunt quod Rex domnus Sancius posuit illis istam rendam. Et postea miserunt ipsa casalia in pignore Petrus Menendiz de Moines, et non levat inde Maiordomus ipsos medios morabitinos nec audet in illa intrare».

Os Moines eram absorventes e despóticos como se pode ver na freguesia de Goios.

Inquiricoes de D. Afonso II
Veja aqui uma reproducao completa das Inquiricoes de D Afonso II cuja menção a Courel poder ser encontrada na pagina 55.
Inquiricoes de D. Afonso II.pdf
Adobe Acrobat document [707.9 KB]

Associação Juvenil Os Amigos de Courel

Lugar da Igreja, Courel

Barcelos

Portugal

geral@osamigosdecourel.com

 

Veja aqui como nos encontrar!

Gostava de se juntar a nós?

Veja aqui como...

Meteorologia

Notícias

Veja aqui as notícias do dia.

Redes Sociais

Print | Sitemap
© Com o Apoio PC West London www.pcwestlondon.co.uk